O que Fazemos?

Orientação aos pacientes (Saiba mais)

Encaminhamento às entidades especializadas:
PAM-Heliópolis, Instituto de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC, Hospital Mário Covas, Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho.

Agendamento de consultas; Custeamento de exames; Encaminhamento para cirurgias e tratamentos de rádio e quimioterapia; Distribuição de medicamentos e alimentos; Distribuição de manual dos direitos dos pacientes de câncer.

Palestras (Saiba mais)

Profissionais da área de oncologia:

• Dr. Riad N. Younes;
• Dra. Eliete Sanchez de Almeida;
• Dr. Luiz Razzante Junior;
• Dr. Adriano Valente;
• Dr. Rubens Chojniak;
• Prof. Josef Karel Tlach;
• Dr. Marco Brasilino de Carvalho;
• Dr. Odair Manzine;
• Dra. Helen Jatobá.

Participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer no PAM-Heliópolis (Saiba mais)

Objetivo:

Dar apoio aos pacientes carentes de câncer e seus familiares ou acompanhantes, durante a permanência dos mesmos, no setor de paliação cabeça e pescoço do Pam Heliópolis.

Desenvolvimento das atividades:

Horário de trabalho: Das 7:30 às 13:00 horas de terça-feira, Setor cabeça e pescoço (lilás) sob coordenação da voluntária Lair Jung Dias.

As voluntárias com atenção e carinho preparam emocionalmente os pacientes para a consulta pois os mesmos sentem-se ansiosos. Na sala de arte aplica-se a ludoterapia, com fundo musical para um maior relaxamento.

As voluntárias auxiliam na alimentação parenteral e ministram medicamentos sempre com a supervisão e autorização médica. Como suporte extra-ambulatorial, a Rede supre com suplemento alimentar, cesta básica, sustagem, roupas, leite em pó, biscoitos e medicamentos aos pacientes sociais e seus familiares.

Através de telefonemas, nossas voluntárias acompanham os doentes para melhor assistí-los e em casos mais graves ou falecimentos, conversam com seus familiares. Nos breves intervalos, para um momento de descontração, as voluntárias oferecem bolo e chá para os médicos que têm um trabalho estressante. Para realização do trabalho junto aos pacientes, as voluntárias recebem treinamento e cursos especiais.

Apoio aos Pacientes no Hospital Heliópolis (Saiba mais)

As atividades são realizadas de quinta-feira das 7:30 às 13:00 nos setores: 3º andar – Gastro; 5º andar – Quimioterapia e 9º andar – Internação de Cabeça e Pescoço.

A voluntária Lair Jung Dias coordena o Grupo de Apoio e, tem como objetivo dar apoio aos pacientes carentes portadores de câncer em tratamento ou internados.

As voluntárias com atenção e carinho preparam emocionalmente os pacientes para a consulta pois os mesmos sentem-se ansiosos.

Cantinho da Beleza (Saiba mais)

Inaugurado em 05 de dezembro de 2005, sob a coordenação das voluntárias Carolina e Josefina Córdoba, o Cantinho da Beleza atende aos pacientes carentes com câncer, internados ou em tratamento.
Local: Hospital Heliópolis, 6º andar.
Dias: De segunda e quarta, das 7h30 às 13h30.

Os pacientes que não puderem se locomover até o Cantinho da Beleza são atendidos no próprio leito, acompanhados por uma enfermeira. Os procedimentos de higiene e beleza segue o padrão colhidos pelo Cantinho da Beleza do Hospital Pérola Bygton.

A execução do Projeto é da Rede Feminina de Combate ao Câncer – SCS e temos como parceiros o Centro Avanço de Estética Dr. N. G. Payot; Cari Internacional Cabeleireiros; Organização Ikesak, Goya Cortinas e Ives Perfumaria..

Assistente Social responsável:
Elizabeth Félix da Silva Freitas

Apoio psicológico aos pacientes e/ou seus familiares (Saiba mais)

Após um câncer de mama a mulher se vê profundamente desorientada quanto à sua identidade de mulher, mãe e objeto de desejo sexual. Sua integridade física foi agredida e esse fato pode gerar graves transtornos psicológicos de desadaptação que são vivenciados como verdadeiros lutos. A tudo isso somam-se as dúvidas e medos quanto à doença e o tratamento e se instala uma confusão dos mais contraditórios sentimentos.

Considerando todos esses transtornos que ocorrem na vida de uma mulher afetada pelo câncer de mama, surgiu o GRUPO DE APOIO, um espaço valoroso onde a mulher que passou por uma mastectomia pode readquirir sua auto-confiança e reaprender, através da troca e da busca de novas performances, exercer todo seu potencial físico, psicológico e estético.

Num clima de acolhida, compreensão, atenção individual e respeito pelo sofrimento ela é estimulada a refletir sobre a própria vida e resgata-la, a transformar-se e retomar seu caminho com dignidade e confiança em si mesma.

Consideramos assim, que o GRUPO DE APOIO como fonte de reflexão, troca e crescimento individual é importante e peculiar recurso para o desenvolvimento e ampliação da consciência, e portanto, da mulher.

O atendimento é realizado, quinzenalmente, de quarta-feira das 14 às 16 horas, na Associação Paulista de Medicina a rua São Paulo, 1815 – São Caetano do Sul.

Coordenadoras: Cristina Aparecida G. Babo - Psicóloga Clínica
Maria Elisabete de S. Nogueira - Psicóloga Clínica
Insight Psicologia - Rua Niterói, 385
Centro - São Caetano do Sul - Fone: 4226-1274

Doações (Saiba mais)

Alimentos: Leite em pó, sustagem, biscoitos, gelatinas, impact oral, sustain, feijão, arroz, açúcar, óleo, sal, polpa de tomate;

Remédios: Mediante a apresentação de receita médica;

Diversos: Fraldas geriátricas, roupas, cadeiras de roda e banho, andadores, prótese mamária

Apoio aos pacientes mastectomizados
Auxílio na obtenção de medicamentos não encontrados na Rede Pública
Campanhas internas e externas para prevenção e diagnóstico precoce
Distribuição do "Manual dos Direitos dos Pacientes de Câncer"
Distribuição de folders sobre prevenção de câncer
Mini biblioteca para orientação em trabalhos escolares e para leigos
Visitas domiciliares

Participe das redes e ajude essa causa

© 2012-2024 Rede Feminina de Combate ao Câncer - SCSul - CNPJ: 03.933.963/0001-36
Certificado de Utilidade Pública Municipal Lei nº 4.212 de 11/03/2004